top of page

GOV.BR limitará acesso robotizado

A partir de 25/09/2023, haverá limitações no acesso robotizado à Plataforma GOV.BR, o que implicará em restrições na utilização de robôs no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal.


Essa medida visa assegurar que o GOV.BR esteja disponível para todos os cidadãos brasileiros, reduzindo problemas de inacessibilidade que afetam os mais de 4 mil serviços oferecidos pelo Governo Federal.


Após essa adaptação, será permitido um máximo de 15 sessões simultâneas por contribuinte. É importante ressaltar que essa ação não afetará os usuários que acessam o Portal e-CAC de forma convencional.


Para esclarecer, uma sessão se refere a uma conexão entre dois dispositivos, sistemas ou partes de um sistema. Em termos simples, uma sessão representa o acesso de um contribuinte ao e-CAC por meio de um único dispositivo, como um computador, celular ou tablet.


A robotização excessiva prejudica o acesso de milhares de cidadãos às plataformas de serviços públicos digitais, pois realiza consultas em um curto espaço de tempo sobre várias pessoas ou múltiplas consultas sobre a mesma pessoa. Isso resulta no consumo de recursos computacionais muito além do que é esperado em acessos comuns.

Via: Receita Federal do Brasil

0 visualização0 comentário
bottom of page